Gastronomia
Estar no Cairo exige participar dos costumes egípcios e os restaurantes são peças fundamentais nessa experiência. Para se sentir um local, vá ao Naguib Mahfouz (al-Badestan Ln.), próximo ao mercado Khan El Khalili. O estabelecimento é bastante conhecido na região por ter atendimento de qualidade e comida feita na hora.
No Barry’s Oriental Restaurant (Abu Aziza Street), o visitante tem a oportunidade de saborear pratos deliciosos e, de quebra, curtir o visual do complexo de Gizé. No cardápio, baba ghannouj (espécie de purê de berinjela grelhada com molho à base de gergelim), vitela e pombo, além de sopas, massas, carnes e frango.
Já o El Fishawy (Pyramids Road) é apreciado por quem gosta de tomar chá e fumar narguilé.
Compras
Os vendedores ambulantes estão espalhados por toda a cidade. Alguns podem ter uma abordagem mais invasiva, mas nada que prejudique as compras. É preciso saber negociar e ter paciência com as ofertas menos interessantes. Para evitar um pouco desse aparente caos, vá à loja Khan Misr Toulon (Midan Ibn Tulun). O local é tranquilo e oferece artigos interessantes de cerâmica tradicional, além de prata, vidro artesanal, cestas zambianas e mapas.
Melhor época
De setembro a maio, as temperaturas são mais amenas, proporcionando pleno aproveitamento das atrações.