2. Noruega
A Noruega é mais do que apenas um ponto de acesso à aurora boreal – é pura magia, com vilas de pescadores de cores vibrantes, fiordes e natureza imponente. E é também um dos lugares mais confortáveis para buscar as luzes do norte. É fácil se locomover no país e tem diversas opções de lugares para observar as luzes.
Tromso, a maior área urbana do norte da Noruega, fica a 349 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Por causa da corrente do Golfo, a costa tem temperaturas curiosamente moderadas. E, para aproveitar a viagem, o visitante ainda encontra belas paisagens, fiordes e os Alpes Lyngen.
Outros locais populares para ver a aurora boreal na Noruega são as Ilhas Lofoten e as cidades de Nordkapp e Kirkenes, ao norte de Alta, Svalbard, Harstad, Bodo, Andoya e Lakselv.
3. Suécia
Outro destino famoso, embora mais caro, para observar a aurora boreal é a Suécia. Kiruna, cidade no norte da Suécia, é a porta de entrada para uma lista de atrações próximas. Há o ICEHOTEL, o montanhoso Parque Nacional Abisko, a cultura local Sami e muitas renas. Uma curta viagem de carro da cidade leva a um bom local para observação de auroras. O clima é muito mais estável que a costa norueguesa, mas é frio também.
4. Finlândia
No norte da Finlândia, as luzes brilham quase todas as noites de setembro a março, tornando essa a opção ideal para ver a aurora boreal. Mas as temperaturas são bem baixas. A sugestão é ficar em um iglu de vidro criado especialmente para permitir a observação da aurora no conforto da uma cama quente. Uma experiência inesquecível!
Na região da Lapônia na Finlândia, Rovaniemi serve como porta de entrada para os parques nacionais próximos. Além das luzes do norte, no inverno os visitantes têm um cenário de árvores cobertas de neve congelada, chamadas de esculturas Tykky.
5. Groenlândia
Uma grande fatia da Groenlândia está posicionada dentro da zona da aurora. O ideal é ir ao sul, onde, além das luzes, estão atrações como a geleira Qaleraliq, que possui pequenos icebergs flutuantes, mesmo no verão.
Melhor ainda, este país insular tranquilo é muito menos visado pelos turistas do que seu vizinho do norte, a Islândia. Existe uma razão para isso: na Groenlândia não há estradas, tornando o avião e o barco o principal meio de transporte.
Quando ir: de meados de agosto a final de abril no sul e de final de agosto a meados de abril em Nuuk (a capital).
Prepare as malas!
A aurora boreal é um verdadeiro espetáculo, não é mesmo? Aproveite para ver tudo isso ao vivo. Estamos à disposição para planejar o roteiro dos sonhos!
Conteúdo do nosso parceiro Kangaroo Tours.